Companhia Garatuja de Artes Cênicas
SINOPSE
Espetáculo de Dança Contemporânea com uma linguagem teatral mais para a antropologia e paleontologia, fruto de uma pesquisa sobre a megafauna do pleistoceno na Amazônia trata-se da existência e sobrevivência de animais que viveram entre 18.000 e 13.000 anos atrás, como Macraochenia, Meghaterion, gliptodontidae são alguns dos animais herbívoros extremamente dóceis, eram animas de grande porte semelhante aos atuais elefantes. O som e a gestualidade em movimento retratam a tentativa deles de sobreviverem ao novo predador que era a floresta amazônica, as diversas mudanças climáticas concluem a hipótese de que a fauna do pleistoceno da Amazônia Ocidental foi uma mistura de espécies de savana e de floresta, condição que permitiu a alta biodiversidade nesta região dos neotrópicos hoje.
A mitologia e os ritmos da dança do povo madija que habita o rio Envira forma o imaginário do que pode ser chamado de cultura original amazônica.
Rastros, além de tudo, é um espetáculo que trata do meio ambiente de ontem e de hoje com todos os seus aspectos de como o homem nativo o trata e respeita além de toda a sua intimidade com os seres mitológicos, não é fantasia na Amazônia esse envolvimento e realidade apesar da devastação, mas como toda a realidade ela também ficou como Rastros. Espetáculo criado para o XVIII Congresso Brasileiro de Paleontologia sediado na cidade de Rio Branco – Acre no dia 05 de agosto de 2001 no Anfiteatro Garibaldi Brasil na Universidade Federal do Acre. Participou do Dança Ribeirão 2003 e 2004. Usando adereços cênicos como máscaras gigantes, cabeças e os corpos seminus os atores e bailarinos criam um aspecto de seres crus.
Em memória de “Betho Rocha”.
FONTE: Texto fornecido por Regina Maciel (Companhia Garatuja de Artes Cênicas)
FICHA TÉCNICA
Bailarinos e atores: Wanessa Priscilla, Thiago Lima, Núbia Souza, Nelciane Cardoso, Dino Camilo, Cássia Lima, Bismarck Melo, Maíra Nunes e Ediclei Araújo.
Coreógrafos: Alexandre Mattos, Regina Cláudia é Marcos Areal
Produção : Cia. Garatuja
Adereços e figurino: Regina Cláudia
Iluminação: Ivan de Castela
Direção Geral e Pesquisa: Regina Cláudia
FOTOS
OBS: Todas as fotos foram doadas por artistas da cidade ao acervo. Caso reconheça o autor de alguma dessas fotos, por favor, entre em contato conosco, pois é nosso interesse registrar e resguardar os direitos dos profissionais.
VÍDEOS
PEÇAS GRÁFICAS
LINKS
Em construção.
MATERIAL NA IMPRENSA
Em construção.
Saudades!!!